Conselho de Transportes
Criado em 1992, através da Lei nº 650/92, o Conselho de Transportes (CMT) é responsável por promover a participação popular na gestão do sistema de transporte coletivo de Vitória da Conquista. Fazem parte do órgão representantes de entidades da sociedade civil, como sindicatos e associações de moradores, além de representantes de instituições do Poder Público, como a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Mobilidade Urbana.
A principal função do conselho, portanto, é fiscalizar o funcionamento e as diretrizes do sistema municipal de transportes que, de acordo com a legislação, inclui ônibus, táxis, transporte escolar, fretamento, as vias e a organização do trânsito.
O CMT também pode opinar sobre o orçamento anual para o transporte público de passageiros, os estudos tarifários e projetos alternativos de arrecadação, e os projetos de alterações significativas na rede de transportes. Mas principalmente, é dever do conselho ouvir as reivindicações dos munícipes e supervisionar os atos da administração pública.
Gestão 2022-2024
Presidente: Lucas Dias
Vice-presidente: (sem vice)